Sobre o tempo e o fazer foi criado na tentativa de esclarecer algumas das ações da Terapia Ocupacional na saúde mental. Em nosso cotidiano somos atravessados por diversas atividades, o tempo nos invade e somos engolidos por ele. Refletir sobre como vivenciamos nosso cotidiano, nos ajudam a encontrar pistas da nossa subjetividade, formação de um autoconceito e soluções práticas para os problemas na vida cotidiana.
Translate
domingo, 27 de setembro de 2015
Sobre o tempo e o fazer: O sentido desta produção.
Sobre o tempo e o fazer: O sentido desta produção.: Tempo passado, tempo presente, futuro. Somos atormentados cotidianamente pela passagem do tempo; a falta, a velocidade com que acontece na...
Tempo Lunar
Não poderia deixar de comentar o grande fenômeno que ocorre hoje : eclipse total da lua. Me interesso e gosto da astronomia e como não sei se estarei aqui em 2033, coloco este momento como único e singular, um marco temporal e se estiver ainda neste mundo, será interessante revisitar este espaço.
Na passagem do tempo, encontramos pessoas, coisas, situações, objetos que nos remetem a um passado, a um futuro e poucas vezes ao presente. È no presente que experimentamos e vivenciamos o trabalho, o estudo, a vida familiar e social e todas as relações. Este nosso fazer no mundo, precisa ser singular, significativo, gerar inquietações, que te sacodem por dentro, seja com tristeza, saudade, alegria, raiva entre tantas outras emoções, do contrário é apenas um tempo de fazer vazio. Tudo que se passa sem se perceber, não tem significado é como não vivido e porque não dizer frívolo..
Pensando de forma simbólica e analógica ,a lua impera e se mostra através de fases: nova, crescente, cheia e minguante, se fizermos esta analogia diante da vida, podemos entender que quando se está cheio tudo é bom, e a vontade é permanecer sempre assim, porém isto nem sempre é possível e minguamos, para poder criar o novo e crescer.
Ilude-se quem busca terapias e remédios para ser feliz, o importante é a busca dos seus interesses, do que te motiva, do que te faz pragmático, apreciando pequenas "coisas" como grandiosas.
Se nossas vidas são fases que possamos ser 100% cada uma delas, tendo a consciência que o tempo se torna um aliado quando desabrocha a paciência.
sábado, 26 de setembro de 2015
O sentido desta produção.
Tempo passado, tempo presente, futuro. Somos atormentados cotidianamente pela passagem do tempo; a falta, a velocidade com que acontece na nossa trajetória diária. Em decorrência desse tempo somos atravessados e atravessamos muitas coisas. Nosso fazer se deposita na expectativa do início e do final de algo que devemos realizar, nesse percurso o quanto de fato vivenciamos o processo e encontramos sentido nas nossas ações? Será que este fazer atribulado e sem significado, metódico, e repetitivo não estaria provocando almas e interiores vazios? Esta é uma das reflexões que pretendo desenvolver e refletir neste espaço, entendendo espaço como uma possibilidade de parar no tempo, para pensar, refletir e assim tentar fazer diferente.
Assinar:
Postagens (Atom)