Translate

domingo, 18 de outubro de 2015

Tempo Abstrato

Gabriel o pensador tem uma música chamada masturbação mental, tem um trecho da música que diz assim: " A mente é livre, livre mente, a gente é livre, Deus me livre dessa rebeldia que fala e não diz nada".
Pensemos no reino animal. A ação de ruminar de bovinos e equinos é para digerir algumas substâncias do bolo alimentar que são indigestivas. Neste caso a ruminação tem uma função positiva ao gerar alimentos que produzirão alguma fonte de energia. Na masturbação mental que vou chamar de ruminação mental, tudo fica por conta dos pensamentos, dos quais bem poucos se transformam em ações, nada acontece, tudo fica a nível mental. Quando vivemos esse processo de ruminação, nosso fazer é só pensamento, gastamos horas construindo conexões, tentando achar uma causa, solução, imaginamos e fantasiamos.
Que tempo é este? Na maioria das vezes é um tempo perdido, na procura de respostas e ou saídas para os problemas vividos e que provavelmente não se encontrará respostas e ou soluções. Possivelmente, outra pergunta estará presente, quanto mais próximos estivermos da realidade : Por que gastei tanto tempo pensando naquilo?
Pensar é algo intrínseco das pessoas, precisamos pensar, refletir, raciocinar, imaginar, mas quando em excesso pode ser danoso. Não podemos passar a vida só pensando, precisamos transformar pensamentos em ações. O nosso corpo se movimenta e apresenta tantas funções para que possamos melhor conduzir nossas ações. 
Existem inúmeros motivos e ou justificativas para permanecer na condição de pensante: o medo de errar, de fazer tentativas, experimentar, pode ser uma delas.  Uma das formas de intervenção em terapia ocupacional, na saúde mental é encorajar, estimular, abrir possibilidades, para que pensamentos se transformem em ações, trazer o abstrato para o concreto..
Na homeopatia escuto muitos médicos dizerem que é preferível que as manifestações de qualquer problema apareçam na pele,  quanto mais externo melhor o prognóstico. O acompanhamento na terapia ocupacional parte do mesmo pressuposto, os pensamentos precisam se tornar ações, mesmo que pareçam atos absurdos, estranhos, as expressões de toda natureza conduzirão  a um autoconceito que se faz   juntamente com o pessoa para  entender o significado das suas atuações.
A maior abstração que podemos fazer é nos permitimos encontrar nossas abstrações, fazendo do tempo abstrato uma possibilidade de existir na realidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário